sexta-feira, 27 de junho de 2014

Dicas para blogueiras - Como manter-se inspirado! :)

Oi gente, tudo bom?

Resolvi fazer um post um pouco diferente, com umas dicas para ajudar a ter inspiração para fazer posts no blog!
Sei que existem muitas meninas e meninos que tem ou querem muito ter um blog.
As dicas são minha experiência, sabe o que me ajuda, então vamos lá?!

1)Escreva sobre o que você gosta ou pesquise sobre.
É bem mais fácil escrever sobre coisas que te interesse e que você tenha domínio, mas se você ta querendo mudar um pouco, pesquise bastante antes de sair postando. Quando você pesquisa consegue dar mais verdade e explicar melhor para seus leitores, e pode acreditar todo mundo percebe isso, pois deixa se blog com uma cara mais profissional e pessoal.

2) Leia muiiiiiito
Essa é bem obvia né! Mas nunca é demais falar...
Gente de verdade, tem que ler, tem que se manter atualizado, tem que pesquisar. A maioria dos blogs que dão certo e tem mais visualizações tem posts interessantes, bem escritos... Isso não é impossível, afinal todos temos acesso a internet e aos benefícios que ela proporciona, então não tem essa de deixar para depois, tem que ler sempre.
No meu caso o que ajuda muito e ler de tudo sabe, livros, revistas, sites de informações gerais, blog e jornais. É fácil incluir uma leitura continua no seu dia a dia e acredite isso ajuda muito na hora de escrever, expressar suas ideias, diminuir erros de português e inspirar a postar.

3) Pesquise e acompanhe outros blogs
Sabe eu sempre olho blogs novos, tem aqueles que eu olho todo santo dia já conhecidos e outros menores que tem assuntos relacionados ou iguais aos meus.
Isso é importante, e sabe por que? Porque é como se você estivesse fazendo uma pesquisa de mercado, olhando seus concorrentes e mostrando porque seu blog é tão bom ou até melhor que os outros.
Pesquisar outros blogs mostram também o que em alguns casos deu certo e outros não, e de certa forma dão uma direção para você. Não se limite a blogs brasileiros, se possível pesquise de outros lugares no mundo e sobre outros assuntos também, pois através de outro blog pode surgir uma inspiração para um futuro post no seu.

4)Não faça nada com pressa
É tipo o apressado come cru, nesse caso o apressado pode cometer erros, e só perceber quando tiver comentários negativos no post.
Acontece né, nem sempre fazer as coisas correndo dão certo, e sabe as pessoas percebem quando você fez aquilo correndo para não deixar o blog sem nada e quando é feito com mais dedicação.
É melhor deixar o blog uns dias parado e fazer um post bom com qualidade, do que ter post todos os dias meia boca.
E outra coisa que interessa muito, post feito às pressas dificilmente tem o retorno que desejamos, muitas vezes nem tem visualizações, então mais um motivo a fazer as coisas com mais calma e mais dedicação, só mostrara as pessoas como vale a pena seguir seu blog.

5) Nunca copie nada, nada mesmo!
Esse é bem importante e serio.
De verdade copia é plagio nada correto e respeitoso.
Inspirar é bem diferente do ctrl C ctrl V.
Cuidado com copias, por que seus leitores não são bobos, saberão que aquilo não foi feito por você, e pior quem montou aquele post copiado pode descobrir e deixa-lo numa situação bem pior. Não vale o risco, não vale o retorno que você tenha disso, mesmo que seja positivo, pois o mérito não é seu.

6) Quando tiver uma inspiração escreva, não deixe ela passar.
Isso é tipo coisa de escritor, tem gente que tem inspiração em horas determinadas, lugares...
O que eu quero dizer é, teve uma inspiração anote pelo menos a essência disso e depois passe para seu blog, geralmente esses insights são únicos e não podemos perder. Lembre-se que isso pode também ser aprimorado, então não perca a ideia, mas não corra.

7) Observe o que te inspira, e faça isso com frequência.
Bom eu me inspiro de diversas formas, sabe ouvindo musica, lendo, olhando blogs, assistindo vídeos no youtube, olhando a paisagem, no metro, antes de dormir...  Então sempre que me surge uma ideia, eu imagino na minha cabeça e “já começo a dar forma a isso”.
Musicas sempre me inspiram, e os lugares por onde passo no meu dia a dia também, então em sempre faço minhas atividades esperando por uma inspiração natural, mas quando consigo influenciar de alguma forma ouvindo musica por exemplo eu aproveito desse recurso.
Isso facilita sua forma de escrever e te deixa sempre esperto com seu dia a dia e o que isso pode ser ajudar no seu blog.

Bom eu acho que é isso.
Pelo menos é o que está me ajudando atualmente...
Espero que tenha ajudado vocês de alguma forma!

Me contem o que vocês acham de dicas para quem tem ou quer começar um blog.
Se você tem um blog, me conta o que você faz para ter inspiração!

Beijos amores, e sucesso no blog de vocês ;)

 Jaque ;)







2 comentários:

  1. As dicas são otimas!

    Não fazer nada com pressa, escrever o que você gosta e estar sempre informada deixa seu blog mais divertido e a sua cara.

    www.tekatecla.com

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente adorei vou anotar tudo !
    Muito muito sucesso pra vcs!
    Bjs

    ResponderExcluir